Como faço para parar de suar tanto?

Como faço para parar de suar tanto

Enquanto eu saía pela porta com minha nova roupa favorita – um par de calças azuis e brancas de cintura alta com uma blusa amarela Ralph Lauren sem mangas – me senti no topo do mundo.

Então, depois de dois quarteirões de caminhada e algumas estações de metrô cheguei ao meu destino de festa no último andar, totalmente encharcada. Meu top de seda, uma vez da cor de uma tonalidade de banana perfeitamente madura, agora parecia marrom como a parte externa de um kiwi.

Fiquei tão envergonhada pelo meu suor que joguei um suéter sobre o meu conjunto, apesar do calor escaldante.

A adição me protegeu de mais humilhações, mas realmente só piorou a situação para minha amada blusa e, quando voltei para casa, a blusa estava tão manchada que nem as lavanderias do Rio de Janeiro conseguiram trazê-la de volta à vida.

Eu adoraria dizer que foi um incidente isolado, que eu estava suando muito por causa das temperaturas incomumente altas e que minha querida camisa foi a única peça de roupa que arruinei no verão passado, mas a verdade é que essa era uma ocorrência quase diária.

Mesmo durante os meses de inverno frio da cidade, quando estou envolta em camadas da roupas me pego evitando ativamente tops de cores claras, sabendo que minhas axilas parecerão escurecidas pelo suor em poucos minutos.

Eu nunca fui formalmente diagnosticada com hiperidrose, o distúrbio da transpiração excessiva que aflige cerca de 365 milhões de pessoas em todo o mundo, mas decidi evitar a metade do arco-íris nas roupas, simplesmente não era sustentável. Estava na hora de fazer alguma coisa.

Coloquei minhas habilidades de pesquisa em uso e li todas as causas e soluções mais comuns para a transpiração extrema, conversei com pessoas que sofreram de maneira semelhante e até consultei alguns profissionais médicos.

Tratamento para hiperidrose (clique aqui)

Usando botox

Nesse ponto, comecei a explorar outras opções e rapidamente me deparei com a cada vez mais popular solução Botox. Neste tratamento a toxina trabalha nos músculos, bloqueando a liberação de acetilcolina, o mensageiro químico que nossas células nervosas liberam para ativar as glândulas sudoríparas.

Cada axila é tratada com 16 a até 22 injeções, cada uma a cerca de cinco a dez milímetros da próxima, e todo o procedimento leva apenas meia hora. O Botox normalmente entra em vigor dentro de cinco a sete dias, e a maioria das pessoas experimenta uma diminuição de 84% a 89% na transpiração.

Mas, o tratamento não deixa de ter suas desvantagens. O Botox não funciona nas glândulas de odor, portanto, mesmo aqueles que experimentam pouca ou nenhuma umidade ainda precisam usar um desodorizante para perfume.

Encontrando uma solução

Decidi que o melhor curso de ação seria experimentar um antitranspirante com força clínica e pesado em alumínio.

Certamente, a maioria dos antitranspirantes vendidos sem receita conta com algum derivado de alumínio (geralmente zircônio alumínio tetra cloro-hidróxido de sódio) entre seus ingredientes, já que o complexo metálico reage com os eletrólitos no suor para formar uma espécie de “tampão” de gel que bloqueia as glândulas sudoríparas.

Hoje em dia esta solução ajuda a manter meu corpo sequinho e sempre pronto para uma nova aventura.