Diversão e Arte
Circo Teatro Capixaba põe o pé na estrada com apoio da Transpetro
Em 2018 o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços - ESLIPA desenvolverá o projeto “De Olho no Duto”, que tem como foco principal oferecer aos moradores das comunidades e as populações vizinhas às instalações dos dutos da TRANSPETRO, uma série de atividades culturais incluindo oficinas circenses, cortejos, espetáculos e rodas de conversas.

O projeto percorrerá quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

O projeto contemplará 101 comunidades ao longo de dois anos, envolvendo 30 palhaços de seis companhias profissionais de teatro de rua e circo, sendo: Grupo Off-Sina e Cia. Chirulico (RJ), Circo do Asfalto e Pequeno Circo (SP), Associação Pano de Roda (MG) e Circo Teatro Capixaba (ES).

No Espirito Santo, o Circo Teatro Capixaba( com sede no Patrimonio da Penha, em Divino de São Lourenço, na Região da Serra do Caparaó ) irá realizar ao longo do ano apresentações em comunidades nos municipos de Serra, Viana, Linhares, São Mateus e Vila Velha.

São uma palhaça, Checha e quatro palhaços, Chen Chen, Cachoeira, Xipoca e Pindaiba, que em algum momento de suas carreiras já circularam por comunidades e agora tem oportunidade de retomar estas atividades em forma de visita porta a porta e pequenos atos cênicos.

O contraste entre a arte de palhaço, colorida e vibrante e a arquitetura dos bairros e comunidades geram imagens marcantes para quem assiste ao vivo.

“ Todos do elenco, já atuamos em vilas e bairros carentes em algum momento das nossas vidas, mas ter um apoio e poder realizar uma apresentação de circo- teatro em varias comunidades tem um sentido muito especial, tão criativo e intenso que só quem já viu o palhaço e a palhaça atuando em zonas de vulnerabilidade social sabe do que estamos falando.” diz William Rodrigues, diretor do grupo.