Manchete
  Primeira Página  
    
27/06/2017
3º Concurso de Qualidade de Ovos divulga vencedores
O avicultor Denerson Tesch, de São Sebastião de Belém, zona rural de Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado, é o vencedor do 3º Concurso de Qualidade de Ovos Coopeavi, promovido pela Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana.

O resultado foi anunciado ontem durante a 4ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), em Venda Nova do Imigrante.

Além de Tesch, a Coopeavi premiou Erguener Foesch (2º colocado) e Waldecy Lemke (3º colocado), ambos também de Santa Maria. O presidente da cooperativa, Arno Potratz; o vice, Denilson Potratz; e o diretor administrativo comercial, Argêo João Uliana; entregaram certificados e prêmios em dinheiro aos vencedores.

O concurso tem a parceria da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e visa incentivar e promover a qualidade do ovo capixaba. As etapas classificatórias compreendem as avaliações visuais classificatória, interna e da qualidade externa dos ovos, além da Máquina Digital Egg Tester (DET 6000). Com tecnologia japonesa, o aparelho avalia a resistência e a espessura da casca, assim como peso, cor da gema e altura do albúmen (clara do ovo).

O campeão Denerson Tesch disse que estava confiante de uma melhor colocação. Em 2016, o avicultor ficou entre os dez finalistas. “Este ano as aves são mais novas e melhorei o controle sanitário dos galpões. Foi um conjunto de fatores. E a Coopeavi é importante nesse processo, porque sozinho o pequeno produtor não consegue resultados”, declarou.

Para o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, o resultado do concurso foi justo. “Nossos produtores vêm sendo assistidos por técnicos da cooperativa e têm aceitado as suas orientações. São produtores que buscam inovação e acompanham as novidades a serem implantadas na produção de ovos”, destaca Potratz.

O diretor executivo da Aves, Nélio Hand, finalizou aplaudindo a iniciativa da Coopeavi. “A cooperativa estimula seus cooperados a trabalhar com qualidade e o produtor busca esse conceito.”

Colocação geral:

1º lugar- Denerson Tesch- Santa Maria de Jetibá
2º lugar- Erguener Foesch- Santa Maria de Jetibá
3º lugar- Waldecy Lemke- Santa Maria de Jetibá

Sobre a Coopeavi – A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964. Atualmente conta com mais de 11 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores. Recentemente, incorporou a Pronova, cooperativa com cafeicultores especialistas em qualidade de café, e inaugurou o primeiro Condomínio Avícola para produção de Ovos do Brasil.
Fonte: Leandro Fidelis/Coopeavi