Segurança
Agente penitenciário é preso com arma e droga
O agente penitenciário Weliton Luiz Nunes Pereira, de 37 anos, foi preso em flagrante em uma boca de fumo, em Rio Marinho, Cariacica, na Grande Vitória, no fim da tarde deste domingo 14.

Com ele os policiais militares encontraram cocaína e uma arma de uso restrito da corporação. Depois de prestar depoimento, ele foi levado para a Penitenciária Estadual de Xuri, onde ficará preso em um local separado dos presos comuns.

Por enquanto, o suspeito vai responder por uso de documento falso, porte de arma de uso restrito e porte de droga para consumo. Weliton Luiz não quis falar com a equipe de reportagem.

Ao ser abordado em atitude suspeita, em uma área de intenso tráfico de drogas, Weliton apresentou uma identidade funcional falsa. De acordo com o delegado Amauri Marcondes, que atendeu o caso, o documento não dava direito ao porte de arma.

No Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cariacica, o agente confessou que faz uso de cocaína sempre que está de folga, mas negou que fosse dono do documento falsificado apreendido.

Corregedores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) acompanharam a ocorrência no DPJ de Cariacica. Eles disseram que um procedimento administrativo será aberto para apurar o caso.


O inquérito vai durar de 30 a 90 dias para ser concluído e poderá resultar na suspensão do serviço ou até na expulsão do agente da corporação. Durante o andamento do processo, Weliton vai ficar afastado das funções.

De acordo com os corregedores da Sejus, Weliton iniciou as atividades de agente penitenciário há nove anos, após ser aprovado no concurso público realizado em 2006. De acordo com o delegado que atendeu a ocorrência, o agente não tem nenhum tipo de passagem anterior pela polícia.
Fonte: Sol Quadrado