Por que leds são indispensáveis na iluminação pública moderna?

Leds são indispensáveis na iluminação pública

A iluminação pública está sendo modernizada! Após uma decisão do governo regional da Valônia (Bélgica), todo o parque de iluminação está sendo substituído por fontes de luz mais ecológicas e eficientes. Até 2033, um total de 600 mil pontos na área operacional será equipada com leds.

Nos últimos anos, os requisitos e expectativas em termos de eco e eficiência energética aumentaram de forma considerável. Para as comunidades a iluminação pública representa um potencial utilizável à economia de energia.

Além disso, as diretrizes europeias de concepção ecológica foram um incentivo para os fabricantes de lâmpadas confiarem na tecnologia led e interromperem a produção de outros sistemas.

Para se adaptar a restrições governos do mundo inteiro decidiram modernizar todos os parques com iluminação pública.

Por que led à iluminação pública?

A tecnologia led é a solução líder para substituir as lâmpadas existentes. As razões são óbvias.

Ecologicamente leds são mais corretos do que as tecnologias de iluminação convencionais mais usadas.

A iluminação pública é um custo significativo nos gastos de uma comunidade. Os leds consomem menos energia, exigem pouca manutenção e têm vida útil mais longa do que as atuais tecnologias de luz.

A nova iluminação pública também significa uma melhor harmonização das luminárias em sua comunidade, renderização de cores otimizada e menos poluição luminosa.

Principais vantagens no uso de leds: Ganho de energia, menos emissões de CO2, melhor renderização de cores, imagem moderna, vida útil mais longa (50 mil horas) e personalização.

Além disso se deve ressaltar que a mudança para o led não leva ao aumento nas tarifas de distribuição, e, portanto, os municípios podem reduzir as contas de energia em até 93%.

Tecnologia mais inteligente com leds

Em muitos municípios a iluminação pública está desatualizada. Um estudo ainda diz que mais de 32% do consumo total de energia de determinado município é causado pelos gastos de luz.

Isso não precisa ser o caso porque com a iluminação pública moderna e inteligente por led os municípios podem agir de maneira mais econômica e ecológica. Mas, como funciona o controle inteligente?

A troca das lâmpadas não é suficiente para alcançar a economia de energia desejada. Somente a combinação com um controle inteligente leva ao efeito desejado.

O conceito por trás é que a luminosidade da iluminação pública de led é reduzida se as passarelas e ciclovias não forem usadas após o anoitecer.

Como regra, as luzes de rua led diminuem para cerca de 12% do brilho normal. Isso é suficiente para satisfazer a sensação de segurança dos cidadãos e oferecer luz suficiente para orientação.

Um detector de movimento apenas aciona a luminosidade total da luz de rua led quando pedestres ou ciclistas se aproximam de verdade.

Após um tempo de espera pré-programado as lanternas retornam ao estado de escurecimento. Essa iluminação dependendo do uso pode economizar até 80% da energia.