É possível usar luzes de 3.000k e 4.000k simultaneamente?

Luzes de 3.000k e 4.000k

Sim, você pode e deve usar luzes de 3.000k e 4.000k, se quiser! Há também algumas vantagens em fazer isso. No final, tudo ainda se resume à sua preferência e gosto pessoal.

Recomendamos o uso de luzes embutidas de 4.000k, assim como para luzes led pendentes. Mas, no caso das lâmpadas de mesa e outras luzes decorativas você pode usar 3.000k.

Dessa forma, você pode criar ambientes diferentes facilmente, sem luzes alteráveis. Por exemplo, durante o dia, dá para usar luzes de teto brancas naturais para dar uma aparência limpa e eficiente.

Quando a noite cai você pode desligar as luzes do teto e usar apenas os candeeiros de mesa ou outras luzes para criar uma sensação suave, quente e aconchegante.

Então, quando for a hora de relaxar e assistir à TV, use apenas luzes quentes para deixar seu corpo mais relaxado na hora de dormir.

Cientistas apontam que mais de 4.000K nos tons da iluminação é uma luz forte e fria que evita que o cérebro entre no “modo de suspensão”. É por isso que hoje em dia você tem filtros de luz azul no seu celular. Recomendamos uma iluminação de cor diferente para a noite.

Iluminação led em outros pontos da casa

Cozinha, despensas, hall de entrada, escritórios, corredores e banheiros são típicos locais iluminados com luz neutra de 4.000k. Essa cor clara dá aos corredores mais estreitos uma sensação espaçosa e quando você se olha no espelho gera pura luz sem distorcer as cores.

A cor da luz branca neutra é vista como limpa, fazendo com que os banheiros, as despensas e outros espaços de trabalho sejam limpos.

Luzes led brancas quentes são mais usadas em salas de estar, quartos e áreas externas, como pátios ou terraços. Se a sala de estar e a cozinha estiverem em plano aberto, recomendamos que você selecione uma temperatura de cor principal para todas as iluminações de teto.

Combinando o interior com a temperatura de cor?

A regra geral pode ser que, se todas as cores interiores forem quentes, como marrom, vermelho, amarelo ou tem muita superfície de madeira, a luz quente de 3.000k funciona melhor.

Por exemplo, se a sua cabine de verão tiver painéis de parede ou teto de pinho, recomendamos uma iluminação mais quente. Caso a decoração da sua casa seja moderna e monocromática (branco-cinza-preto) a luz de 4.000k representa uma escolha interessante.

Como saber se a temperatura da lâmpada está certa na sua casa?

Lembre-se que sua própria percepção de uma luz acolhedora e boa é sempre o caminho a seguir!

Como a maioria das lâmpadas led de elevada qualidade possui alto índice de reprodução de cores a temperatura da cor é o que mais afeta o resultado.

Exemplificando: A luz led quente 3.000k destaca os verdes em algumas cores frias e cinza-azuladas, porque a luz quente possui uma tonalidade amarela (azul e amarelo formam o verde).