O que é lâmpada led bulbo?

Lâmpada led bulbo.

Os antigos padrões de iluminação estão em extinção. A lâmpada incandescente ineficiente, aquela que perde a maior parte da energia na forma do calor, caiu em desgraça entre quem se preocupa com as finanças e a economia doméstica.

O negócio agora é investir em leds que iluminam relógios digitais, luzes natalinas, lanternas e sinais de trânsito. Essa iluminação avisa quando você tem uma nova mensagem de correio de voz no smartphone.

Nos últimos anos a lâmpada led bulbo (com formato de pera), do tipo que você só aparafusa, avança no uso das empresas e residências.

De olho na tecnologia das lâmpadas led bulbo

Led é o que chamamos de tecnologia de iluminação de estado sólido. Basicamente, em vez de emitir luz do vácuo ou gás emite luz de um pedaço de matéria sólida, o semicondutor.

Dito de maneira muito simples, um led bulbo produz luz quando os elétrons se movem dentro da estrutura semicondutora.

Como são os semicondutores das lâmpadas led bulbo?

Um semicondutor é feito de um componente carregado no positivo e outro negativo. A camada positiva tem buracos (aberturas para elétrons). Por outro lado, a camada negativa acarreta elétrons livres flutuando.

Quando uma carga elétrica atinge o semicondutor ela ativa o fluxo de elétrons da camada negativa à camada positiva, emitindo luz na medida que fluem para os orifícios carregados de modo positivo.

A lâmpada led bulbo é brilhante

Hoje em dia elas são mais brilhantes. Agora você pode encontrar modelos que emitem luz equivalentes a lâmpada incandescente de 100w, o que os torna uma tecnologia viável para as necessidades básicas de iluminação em casa.

Principais benefícios da lâmpada led bulbo

Agora você já sabe o que é lâmpada led bulbo. Então está na hora de descobrir algumas das principais vantagens.

Uma lâmpada led bulbo perde muito menos energia com o calor do que outras tecnologias de iluminação. É mais eficiente do que o método de vácuo ou filamento das lâmpadas incandescentes, chegando a gerar 90% na eficiência.

A única luminária com lâmpada incandescente 60w consome cerca de 550kWh de eletricidade por ano. Mas, no caso do uso de led, o valor nos consumos anuais seria de 60kWh.

Também há economia de tempo: Você poderia passar 22 anos sem ter que trocar uma lâmpada de led. Algumas versões de lâmpada bulbo podem chegar a 100 mil horas de duração.

A realidade é que mesmo custando mais caro para comprar, leds bulbo geram muita economia de dinheiro no longo prazo porque você só precisa de um a cada 1 ou 2 décadas e gasta menos dinheiro com iluminação doméstica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *