O que é sudorese? Como combater?

O que é sudorese

Transpiração é normal, saudável e essencial para a sobrevivência. Mas, muito suor pode ser algo irritante e deselegante. Algumas pessoas sofrem de sudorese com axilas úmidas geradoras do mau cheiro.

O termo técnico para o forte fluxo de suor é chamado hiperidrose, uma condição que afeta 2 milhões de brasileiro de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Como funciona a sudorese?

Regulamos nosso equilíbrio de calor através das glândulas sudoríparas, elas ajudam a formar o manto ácido protetor da pele e auxiliam na desintoxicação. Nada funcionaria sem este trabalho do organismo.

No entanto, aqueles que suam excessivamente têm hiperidrose. É o caso quando o corpo produz mais suor do que o necessário para a regulação do calor.

Em pacientes com hiperidrose as glândulas sudoríparas não são aumentadas nem diminuídas, mas apenas super estimuladas. As pessoas afetadas sofrem restrições sociais e ocupacionais, o que significa uma deterioração na qualidade de vida.

O que causa sudorese?

Sudorese intensa pode ter muitas causas. Portanto, você deve descartar doenças básicas com seu médico antes de tomar as melhores providências para acabar com o suor excessivo no corpo.

Produção de suor forte pode ocorrer com doenças infecciosas, hormonais ou neurológicas.

Excesso de peso também pode desencadear aumento da transpiração, assim como o consumo excessivo de álcool. Nas mulheres, a menopausa às vezes é responsável pelo aumento da produção de suor.

Qualquer pessoa que esteja tomando medicação deve verificar se a transpiração está listada como efeito colateral. Indivíduos expostos a alto estresse psicológico geralmente também reagem com ataques de sudorese.

Existem as chances de a sudorese ser uma condição de genética transmitida por antepassados do paciente.

Como tratar da sudorese?

Este é um problema mais comum do que o senso comum pode pensar, do contrário não existiram diversas formas disponíveis para você tratar esta condição de saúde.

O modo mais prático de conter este problema é utilizar desodorantes que prometem manter a pele seca e cheirosa. Em alguns casos será necessário tomar medidas mais aprofundadas como usar soluções de vinagre de maça para diminuir suor excessivo na pele de axilas, pés e mãos.

Também é possível partir para a cirurgia ou aos tratamentos relacionados com a prática de acupuntura. O problema está no fato de que estas formas de tratar sudorese custam muito caro se considerar a média dos salários da classe trabalhadora brasileira.

Antiperspirante: Um solução mais popular

Nos dias de hoje a forma mais prática e popular para se livrar da sudorese na sua vida é utilizar um antiperspirante, que custa mais barato do que alguns desodorantes presentes nas prateleiras das drogarias populares no Brasil.

É muito fácil de aplicar igual ao desodorante. Aplique em mãos, pés e auxilias, deixe as outras partes livres para o corpo transpirar sem sofrer problemas por causa do superaquecimento interno.

Estes produtos funcionam com cloreto de alumínio, uma das soluções mais ativas em manter a pele seca por até 3 dias depois da aplicação.