Por que a lâmpada LED é mais eficiente que incandescentes?

Lâmpada led.

No início, as pessoas pegavam lenha para queimar uma fogueira. Seres humanos adquiriram mais tecnologia e descobriram que é possível queimar óleo da gordura de baleia ou do solo. Depois, a longa era de velas acesas e lamparinas de querosene. Eventualmente, a iluminação a gás natural foi usada para cidades no século XIX.

Todos esses métodos queimam algum tipo de combustível para criar calor que excita os elétrons, fazendo eles saltarem para cima e para baixo devido à energia térmica, liberando fótons.

Muito calor é gerado para criar um pouco de luz. Isso significa que esta é uma maneira relativamente ineficiente de gerar iluminação em relação à grande quantidade de energia necessária para criar luminosidade.

Puxa, se ao menos houvesse uma maneira de tornar esse processo mais seguro e eficiente? Thomas Edison descobriu o método de encapsular um filamento aquecido por eletricidade para fazer os elétrons do filamento serem excitados por agitação térmica e liberar fótons no mesmo processo que um homem das cavernas com fogo.

O homem evoluiu até chegar ao led, com material semicondutor projetado a produtos químicos específicos que emitem fótons conforme os elétrons caem de um estado de alta tensão para o estado de baixa tensão.

Led é uma forma muito mais eficiente de gerar luz. Na verdade, é cerca de 12 vezes mais eficiente do que a iluminação incandescente e 3 vezes do que fluorescente.

E como ainda é uma tecnologia nova há boas chances de essa eficiência dobrar ou triplicar em breve.

A evolução e o reconhecimento da sociedade quanto ao padrão led

As luzes leds são eficientes devido ao consumo de energia reduzido. Há 20 anos atrás, usamos lâmpadas fluorescentes ou incandescentes em casa que consistem num filamento. Elas são vendidas por especificações como 40w, 50w, 65w e 100w.

Agora o uso de lâmpadas desse tipo tem diminuído. Hoje, a led 10w é mais brilhante do que uma fluorescente de 100w de 15 anos atrás.

Além disso, menos watts significa um menor consumo de energia. Você pode perceber que as lâmpadas led gastam sempre menos watts do que as versões incandescentes e fluorescentes para gerar intensidade de luz semelhante.

De acordo com as principais estatísticas a respeito do assunto uma lâmpada de led pode gerar até 90% de economia a mais no comparativo aos padrões fluorescentes ou incandescentes.

Ao longo dos anos você nota tanto a diferença que só vai querer usar leds na sua casa ou empresa pela economia nos gastos da conta de luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *