Temperatura da cor de lâmpada led: O que é? Como escolher?

Temperatura da cor de lâmpada led

A temperatura da cor clara é medida em unidades Kelvin, conforme indica grande parte da leitura especializada no assunto.

Kelvin é usado na iluminação para medir a temperatura da cor de uma lâmpada em particular. A escala de temperatura da cor clara passa de vermelho para azul.

  • Vermelho está na extremidade baixa da escala: 2.000 k (Kelvins);
  • Azul fica na extremidade alta da escala (De 12.000 k a até 19.000 k).

O tom da luz

De acordo com a leitura especializada a respeito do universo led, o olho humano pode detectar temperaturas de cor que variam de 2.696 k a até 12.000 k.

Na natureza, a cor clara durante o dia muda constantemente. De manhã é vermelha quente e durante a madrugada fica azul. Mesmo em diferentes condições climáticas a tonalidade pode variar.

Portanto, se simplificar, a temperatura da cor de luz led descreve a tonalidade da iluminação.

Cores de luz disponíveis nas luzes das lâmpadas de led

As lâmpadas de led mais comuns possuem de 3.000 k a até 4.000 k.

Algumas produções possuem níveis de regulação para escolher o brilho conforme a escolha das pessoas. Por exemplo: 2.400 k e 7.000 k, aproximadamente. Tais versões reguláveis têm dois chips de led embutidos. Um chip trabalha em 2.400 k e o outro na faixa de 7.000 k.

Ao misturar a quantidade de luz emitida por cada chip você pode criar qualquer temperatura de cor clara entre 2.400 k e 6.700 k.

Você precisa investir um pouco mais para poder controlar a temperatura da cor de luz. É necessário comprar controlador que custa preços superiores na comparação aos tipos de dimmer comum.

Aprenda a selecionar a melhor temperatura de cor de lâmpada

Não há certo ou errado ao selecionar a temperatura da cor clara. Você ainda pode considerar algumas coisas ao selecionar luzes para sua casa.

A regra mais importante é confiar em si mesmo! As luzes domésticas típicas devem ser algo que você se acostume na propriedade. Quem não gosta de cores da luz do dia deve escolher algo abaixo dos 5.600 k.

As lâmpadas mais comum são de 3.000 k, mas aos poucos as pessoas optam mais por usar luzes led de 4.000 k. A grande parte dos projetos considera o uso da temperatura de cor de lâmpada led de 3.000 k a até 5.000 k.

Vale a pena escolher lâmpada led de tom claro?

Antigamente as pessoas tinham medo das luzes brancas de 4.100 k e só as viam como “luzes do hospital”. Isso ocorre porque os produtos de baixa qualidade, que deveriam ter 3000 k, eram muito brancos (4.000 k, aproximadamente).

Além disto, estas versões tinham um tom muito azulado, pois os vermelhos não eram bem refletidos nas luzes. Isso ocorre porque essas luzes led baratas apresentam cores ruins, CRI (Índice de Reprodução de Cores) menor de 80.

Agora já existem luzes led de alta qualidade e com níveis alto de CRI disponíveis, de modo que você não precisa se preocupar.